segunda-feira, 28 de março de 2011

Vaidades e Serviço que não anda

Desânimo e indiferença são substantivos que nos acompanham em discussões onde vemos colegas que alegam querer as melhorias, as mudanças, mas que não largam, de jeito nenhum, suas práticas arraigadas e antigas. Os velhos hábitos (e roupa já se chamou hábito) são como uma fantasia que os ajuda a afirmar seu personagem patético. O serviço já se tornou uma máscara por detrás da qual o ser humano se esconde, para não ter que expor seu ser medíocre.

Para que defender pontos de vista que não se coadunam com a realidade e com o progresso ? Só pelo ponto de vista ? Vaidade, disse Salomão. Ele já havia experimentado de tudo o que sua época e o seu dinheiro podiam oferecer. De forma semelhante, depois que uma prática já "deu tudo o que tinha que dar" é hora de modificá-la para melhor, ou abandoná-la em troca de outra.

Muitas pessoas, depois que sua vida no lar se torna uma droga, se agarram ao trabalho. No trabalho, se não existem mais possibilidades, pelo menos existe a possibilidade de barrar as novas idéias, de se opor. O "ser do contra" oferece a falsa sensação de poder. Vaidade maior é o sentir-se o centro das atenções, pois quem discorda sempre fica em evidência.

E aonde vai chegar este que se fez Vaidade pura e centro das atenções ?

Em sua busca em ser o centro das atenções, ele chegará ao centro de si mesmo, e nada vai descobrir, pois em seu centro só vai achar a Vaidade.

Um comentário:

  1. Infelizmente a vaidade é algo que está dentro de nós, seres humanos - "narciso acha feio o que não é espelho", já dizia o poeta.
    Entretanto, o ser humano tem que ser capaz de "domar" essa vaidade, para que ele próprio não sofra.
    O que eu percebo lá na minha área é que a maioria não sabe fazê-lo.
    É só um colega se destacar, que os outros fazem careta, olham com desdém e fazem algum comentário cínico para rebaixá-lo.
    Eu prefiro cumprimentá-lo, pois nesse mundo, bem como no local no qual eu trabalho acredito haver espaço para todos.
    Acredito que o fato de um colega se destacar, não me rebaixa em nada e não me incomoda em nada!

    ResponderExcluir