sábado, 23 de abril de 2011

Violência no mesmo ramo - Inveja

Já tratamos da inveja entre colegas, dentro do mesmo local de trabalho. Mas existe uma outra variante, onde acreditamos que a distância física impeça o contato direto e consequências funestas: a inveja entre profissionais do mesmo ramo, em empresas diferentes.

Pois se deu hoje, em uma tarde muito bonita do mês de abril, um dos mais bonitos do ano. Um dono de salão, que já tinha rixa com outro, descarregou 16 tiros no desafeto. O dono do salão Sílvio, situado na rua Marquês de Maricá, quase esquina de Barão de Macaúbas, onde fica o salão da vítima, o salão Gilberto, de nome Sílvio, assassinou o colega de profissão, dizem as testemunhas, por inveja. Já haviam trocado agressões verbais e físicas.

O mais chocante é que o matador e eu fomos colegas no chamado curso ginasial. Custei a acreditar, mas me lembrei de problemas relacionados no Colégio Padre Machado. Você fica impressionado quando alguém de cuja vida participou, mesmo que um pouco, se envolve em algo deste tipo. Ele já apresentava alguns problemas de relacionamento, mas prosseguiu sua vida, se formou, e montou seu salão. Coisa de garotos, como dizem (no entanto, garotos são como que protótipos de homens). A concorrência deve ter afetado seu equilíbrio, e as consequências foram extremas. Dezesseis tiros dão a proporção da confusão mental entre um assunto meramente comercial com o pessoal.

Este é o mundo, atualmente, da concorrência. Tem doido prá tudo. E o homem ainda comete suicídio. Ora, se eliminou o concorrente, para que se suicidar ? É um claro reflexo do deprimido agudo: não consegue prosseguir.

Este post é um alerta para os que sentem inveja. No estatuto do desarmamento, ela deveria ser citada, pois é uma arma letal. A arma mecânica é só o "braço armado da inveja", neste caso. A campanha do desarmamento deveria confiscar é a agressividade exacerbada e cega do homem, e não as armas mecânicas. Campanhas deveriam alertar o trabalhador de que agressões verbais e físicas serão consideradas como tentativas de homicídio igualmente qualificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário