sábado, 30 de abril de 2011

Redução da jornada de trabalho

De acordo com as estatísticas, o nosso país está ficando mais velho. Junte-se a isto o fator previdenciário, que está fazendo com que estas pessoas mais velhas se aposentem mais tarde.

Ora, uma pessoa com mais de 50 anos tem um conhecimento acumulado sem par. Mas a energia e a tolerância estão comprometidos. Não dá mais para aguentar 8 horas em serviços que bem podem ser feitos em 4 horas. Mas por leis coloniais somos obrigados a ficar 8 horas no local de trabalho, mesmo sem serviço. Com mais de 60 anos, a coisa piora.

Então, nossa proposta é que acima de 50 anos o trabalhador possa cumprir um horário de 7 horas apenas de trabalho por dia. Acima de 60, o horário seria de apenas 6 horas, ou poder faltar na sexta-feira. Poder-se-ia negociar a redução do salário.

Ganhos

Teríamos menos saídas do trabalho para consultas médicas, menos acidentes, e menos risco de morte para alguém que espera aposentar-se vivo, e não enfartar e nunca poder aproveitar a aposentadoria. Teríamos menos conflitos, dado que muitas destas pessoas já entraram no estado de "tolerância zero" com os colegas, pois já estão cheias de trabalhar tantos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário