sábado, 24 de agosto de 2013

Medo da responsabilidade e do compromisso - Eu não quero ter nada a ver com isso

Esta era que vem ocorrendo desde meados dos anos 90 está sendo a verdadeira "Era dos medíocres", ou "Era dos descompromissados" ou, em linguagem chula "Era do foda-se".

O medo do novo

Este contexto pode ser realmente classificado como medo. A expectativa que precede algo que já sabemos fazer é ansiedade, ou seja, a antecipação de que teremos que cumprir uma RESPONSABILIDADE. Um mundo tecnológico, onde passamos, em apenas vinte e poucos anos, por 4 gerações de aparelhos celulares (cito um exemplo bem palpável para a maioria), envolve, a todo momento, o PERIGO do NOVO.

Zona de conforto

O mais confortável, é saber O QUE se vai fazer e, de preferência, COMO fazer. Não é preciso raciocínio. Basta sair de casa, chegar ao trabalho, e trabalhar automaticamente. No entanto, do ponto de vista da neurologia, isto se constitui numa verdadeira estagnação. O cérebro não efetua novas ligações, não é estimulado. O trabalhador fica na situação de "Zumbi" com máscara de normal.

O medo da responsabilidade

Quando se mostra que é preciso avançar, começam as perguntas: "Por que mudar o que está funcionando ? ", "Nossas diretrizes são estas, como é que vamos mudá-las ?" São expressões de medo. As frases são extraídas de falas em reuniões em grandes companhias, de técnicos que ganham bem. Algumas pessoas em cargos de mando costumam dizer: "Eu falo, mas não assino".

Ora, ora, ora, a pessoa assina um crediário, em loja, de um aparelho de uns R$ 150,00, mas não é capaz de assinar algo muito mais caro: a sua palavra, que veio de sua individualidade. A individualidade não tem preço, pois ela é CADA UM DE NÓS. Geneticamente, é dificílimo, mesmo em caso de gêmeos obter uma cópia exata de uma pessoa.

A Responsabilidade é o compromisso, antes de sê-lo com os outros, com NÓS MESMOS.

Responsabilidade em Equipes

Chega-se ao cúmulo de uma pessoa exigir, em reuniões de empresas, que você assuma o compromisso de ser você o único responsável por um assunto NOVO, quando o trabalho é afeto a toda uma Equipe. Ou seja, o NOVO pode ser colocado, contanto que somente quem precisa se responsabilize. Mas no futuro, QUANDO TUDO DER CERTO, TODOS SERÃO OS DONOS DA NOVA IDÉIA.

Isto é uma faceta da Hipocrisia: apropriar-se da ideia dos outros sempre que ela der certo. Os políticos brasileiros são assim. CUIDADO, você critica aquilo que imita.

Conclusão

A Instituição Responsabilidade está ruindo desde os anos 90, e todas as mazelas pelas quais estamos passando são resultado disto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário